segunda-feira, 30 de abril de 2007

Blogs...

Os blogs estão se tornando um recurso cada vez mais importante na área da educação. Alia-se a isso a facilidade de trabalhar com o mesmo, sem o autor precisar trabalhar com códigos html ou saber construir páginas para a internet. Passou de uma expressão individual para um ambiente colaborativo, onde as pessoas podem interagir, trocar experiências, buscando a construção cooperativa do conhecimento.

Visitando alguns dos blogs sugeridos, fiquei encantada e maravilhada com a infinidade de recursos que podem ser agregados aos blogs, tornando-os agradáveis e atrativos ao olhar de quem os visitas e ainda mais dinâmicos, com várias ferramentas disponíveis.

Observando os blogs, vejo as diversas possibilidades de uso na educação: na apresentação de projetos educativos de um ou mais professores ou mesmo da escola; a apresentação de trabalhos ou projetos realizados por alunos individualmente ou em grupo; a divulgação das atividades da escola, jornais, notícias, agenda; reflexões sobre temas educativos; apoio a uma disciplina, etc.

Ao longo da disciplina gostaria de conhecer melhor e como usar alguns recursos que observei nos diferentes blogs, como: mural de recados, podcast, colocar vídeos, relógios, mensagem de voz, colocar trabalhos produzidos no power point, fazer links dentro do próprio blog, entre outros que nem o nome do recurso sei.
Me senti uma gotinha d'água frente ao oceano de recursos e possibilidades que os blogs oferecem.

3 comentários:

Mara disse...

Ediana: aos poucos vamos não só compreendendo o funcionamento do blog e a gama de possibilidades que nos oferece, como também conhecendo muitos dos recursos que apontas em teu post.
Um abraço, Mara

Suzana Gutierrez disse...

Oi Ediana

Para esta atividade ficar mais próxima de seu objetivo, seria interesante que abordasses as suas observaçoes sobre os sítios visitados. Suas finalidades, conteúdo, aparência, funcionalidade, etc
Isso tem como objetivo a compreensão sobre as diversas formas de uso de um blog, as diferenças de estilo, as diferenças entre os serviços utilizados, etc.
abraço,
Suzana

Anônimo disse...

Aprendi muito